Topo

Constança Rezende

‘Discurso antidemocrático é uma ameaça ao país’, diz presidente da OAB

Constança Rezende

10/09/2019 14h01

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, disse falas antidemocráticas podem representar uma ameaça às instituições. 

A declaração foi dada à reportagem, após ser questionado sobre as falas do vereador Carlos Bolsonaro (PSC), na noite desta segunda-feira (9), sobre a democracia.

"Eu não tenho dúvidas que a normalização do discurso antidemocrático é uma ameaça, principalmente em um país em crise. É a desculpa para a própria incompetência", disse.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz Mathilde Missioneiro/Folhapress

Santa Cruz também defendeu que democratas brasileiros reajam a este tipo de declaração que, segundo ele, não deve ser aceito.

"Democracia não é dada, é conquistada. Nos cabe declarar que não aceitamos o discurso à margem da Constituição. Os democratas de todos os matizes devem impor um limite claro ao debate público, que livre não pode servir de canteiro aos que semeiam o autoritarismo", afirmou.

O filho do presidente escreveu em seu perfil no Twitter que, por "vias democráticas", não haverá as mudanças rápidas desejadas no país e que atual governo tenta colocar o Brasil "nos eixos", mas que os "avanços são ignorados, e os malfeitores esquecidos".

"Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!", escreveu o vereador.

Sobre a Autora

É colunista do UOL, em Brasília. Passou pelas redações do Estadão, Jornal O Dia e Jornal do Commercio.

Sobre o Blog

Notícias sobre o que acontece de mais quente em Brasília, bastidores e entrevistas.